Neo Interativa 2019, 19 anos com você
São Paulo - 19 de Abril de 2019.
Produtos Empresa Suporte Downloads Desenvolvedores Imprensa
Página inicial Página anterior   
 
Press Release

A nova plataforma Febraban para boletos de pagamentos bancários trará maior segurança para todos!

São Paulo, 17 de setembro de 2015 - As recentes mudanças no sistema de cobrança por boleto bancário, objetivando melhora na segurança do uso de boletos bancários, já teve início e tem prazo para terminar no próximo ano.

Nova Plataforma
A implantação da nova plataforma de boletos de pagamento pela Febraban e bancos associados, irá exigir a migração das carteiras de cobrança sem registro para as registradas e culminará com o lançamento da base centralizada de títulos, que servirá para fazer uma validação em tempo real no ato da liquidação.

Estima-se que, com isso, a confiabilidade e segurança desse sistema de cobrança
aumente significativamente e resulte em maiores volumes de transações.

A primeira etapa desse processo já está em vigor desde 01/06/2015, estabelecendo que os novos contratos de cobrança oferecidos pelos bancos serão somente na modalidade registrada.

Os clientes atuais que usam carteiras sem registro serão, gradualmente, comunicados para se adequarem à nova modalidade até dezembro de 2016. A partir de janeiro de 2017, a nova plataforma estará em operação e todos os boletos processados pela rede bancária terão validação em tempo real junto à base centralizada de títulos.

Carteiras sem registro
A princípio, as carteiras sem registros continuarão existindo. No entanto, perderão a principal característica que as popularizou: a de participar do processo de compensação interbancária. Ou seja, os boletos sem registro somente poderão ser pagos no banco emissor, podendo vir a causar grandes transtornos aos pagadores.

Carteiras com registro
As carteiras com registro possuem uma série de vantagens:
· Segurança de entrega eletrônica e benefícios do DDA (Débito Direto Autorizado)
· Gestão no site do banco (títulos em aberto, liquidados, vencidos)
· Segurança para o pagador e autenticidade do beneficiário
· Emissão de segundas vias pelo pagador, mesmo após vencimento, no site do banco emissor.

Requisitos
Para poder trabalhar com cobrança registrada é necessário que se envie um arquivo remessa para o banco, o qual contém todos os dados dos títulos de cobrança (boletos) e dos pagadores que estão sendo cobrados. Após o recebimetno do arquivo remessa, o banco gera um arquivo retorno, o qual o sistema do cliente do banco deve processar, para assegurar-se se todos os títulos enviados para registro no banco foram aceitos e, eventualmente, fazer as correções que forem necessárias, nos dados enviados.

Através do arquivo retorno, o sistema do banco informa quais títulos foram liquidados (pagos), e os valores que foram pagos (valor do título, multa, juros, etc.). Processando esse arquivo retorno, o sistema do cliente pode facilmente fazer a baixa precisa de um grande número de títulos de uma só vez. Isso aumenta a confiabilidade do sistema de cobrança do cliente.

O programa sob medida para trabalhar com cobrança registrada
Pensando justamente nas necessidades de clientes que precisam trabalhar com cobrança registrada que a Neo Interativa desenvolveu, há alguns anos, o programa Boleto CNAB.

Através do Boleto CNAB, o cliente pode trabalhar facilmente com cobranças registradas, gerando arquivos remessas para registro dos seus títulos no sistema do banco.

Além disso, processando o arquivo retorno gerado pelo sistema do banco, é possível certificar-se da correta entrada de todos os títulos no sistema do banco, além de poder dar baixa de todos os títulos pagos de uma forma precisa e com grande rapidez.


Fonte:
Febraban (comunicado FB-015/2015)

Topo desta página
Mapa do site Fale conosco
© Copyright 2000 - 2019 - Neo Interativa
Todos os direitos reservados

Neo Tecnologia Interativa Ltda
Tel: (11) 3090-6835
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jardim Paulistano - São Paulo - SP - 01451-913
CNPJ: 03.943.498/0001-14