Não perca seus dados
São Paulo, 6 de Agosto de 2009 - Infelizmente por melhor que seja o programa que você utiliza, o desempenho
do programa e a segurança dos dados estarão sujeitos à “saúde”
do seu hardware.
Falha na leitura/gravação de arquivos, ruídos estranhos
e demora no acesso aos dados indicam problemas na saúde do disco rígido
(HD) do seu micro.
O HD é um dos componentes mais importantes do seu equipamento. Nele
ficam salvos o sistema operacional, seus aplicativos (editor de textos, planilha
eletrônica, programas emissores de boletos, e todos os seus arquivos pessoais
- documentos, fotos, músicas e filmes). Como o HD está sujeito
a falhas, é muito importante adotar a rotina de fazer Backup de tudo
que está armazenado nele.
Podemos perceber se o HD irá apresentar problemas ficando atento a alguns
sintomas: ruídos “estranhos”, erros de acesso a dados gravados
no disco, demora no acesso aos dados, entre outros. Essas falhas podem ser causadas
por blocos e setores ruins (partes da superfície do disco rígido
e que o software responsável pelo gerenciamento do HD não aceita
como confiáveis). Por isso, se um arquivo (ou parte dele) for gravado
em uma dessas áreas, é provável que ele venha a ser perdido.
Cheque o HD
Existem algumas ferramentas destinadas a avaliar as condições
do HD do computador, incluindo o Chkdsk do Windows. Esses programas varrem o
disco em busca de áreas ruins, marcando-as como inutilizáveis.
Para rodar o Chkdsk, selecione Iniciar, Meu Computador (no Vista: Iniciar,
Computador), clique com o botão direito do mouse sobre o drive C: e selecione
Propriedades. Clique na aba Ferramentas. Na opção Verificação
de Erros, clique em Verificar Agora e marque as duas opções que
aparecerem. Clique em Iniciar.
Uma mensagem de erro dirá que não é possível realizar
a tarefa agora, mas dará a opção de fazê-la automaticamente
da próxima vez que você iniciar o computador. Dê OK e lembre
que a próxima inicialização será bem longa. Fique
atento caso a varredura identifique novos blocos e setores ruins. Eles são
sinais de que o disco rígido pode estar no limite da sua vida útil
(prestes a “quebrar de vez”).
Ao verificar que o HD apresenta problemas, não perca tempo, faça
backup de tudo que tem salvo nele (se possível, por segurança,
faça mais de um conjunto de backup).
Nem sempre é necessário comprar um novo HD. Algumas vezes é
possível solucionar o problema. Geralmente, o fabricante do disco rígido
oferece ferramentas (quase sempre gratuitas) que auxiliam na detecção
e solução de problemas.
Existe também opções de programas que podem ser comprados
para essa tarefa como o SpinRite , de Steve Gibson. O aplicativo faz toda essa
função de reparos, sem prejudicar o sistema e o dispositivo. Infelizmente
sua interface não é das mais amigáveis. Ele executa no
DOS (vem com um arquivo .iso para criar um CD bootável) por essa razão
para quem não tem conhecimentos técnicos, é um tanto difícil
trabalhar com ele, apesar de ser um programa muito indicado. Porém dependendo
do tempo de uso e da capacidade do HD, provavelmente será mais barato
comprar um HD novo.
Desfragmente
Se o processo de verificação for realizado com sucesso (e os ajustes
feitos adequadamente), Será interessante desfragmentar o HD, isso tornará
o acesso aos dados nele gravados mais rápido.
Para rodar o Desfragmentador, selecione Iniciar, Meu Computador (no Vista:
Iniciar, Computador), clique com o botão direito do mouse sobre o drive
C: e selecione Propriedades. Clique na aba Ferramentas. Na opção
Desfragmentação, clique em Desfragmentar Agora e na próxima
janela, novamente marque desfragmentar agora. Esse processo poderá levar
horas, de preferência faça em um momento em que puder deixar a
máquina sem uso.
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