Dados do Profissional - IR
Ir para Guia de Introdução  Anterior  Próximo
 
Esta janela permite editar os dados do profissional relacionados com o recolhimento do Imposto de Renda.  


 
 
 
Base de cálculo  


É o percentual do valor do serviço prestado que será considerado como rendimento tributável no cálculo do imposto de renda. Normalmente o imposto de renda é aplicado sobre o valor total do serviço. Nesse caso, a base de cálculo será de 100%.  
 
Consulte um especialista fiscal e verifique se a sua atividade profissional permite enquadrá-lo em uma categoria especial onde o percentual da base de cálculo é diferente de 100%.  
 
 
Nr Dependentes  


O cálculo do imposto de renda permite deduzir um determinado valor por cada dependente que possuir. Informe aqui a quantidade de dependentes que possui.  
 
Atenção: você poderá utilizar a dedução dos dependentes em apenas um dos clientes ao longo do mês. Caso venha a lançar esta dedução em mais de um recibo, para clientes diferentes, estará recolhendo o IRRF aquém do devido e, certamente, quando efetuar o ajuste anual do imposto de renda, terá de compensá-los. Caso você tenha muitos clientes é recomendável que mantenha as deduções desabilitadas (basta mantê-las zeradas).  
 
 
Pensão Alimentícia  


O cálculo do imposto de renda permite também deduzir os valores pagos a título de pensão alimentícia. Informe aqui o valor pago no mês.  
 
Atenção: você poderá utilizar a dedução da pensão alimentícia paga apenas em um dos clientes ao longo do mês. Caso venha a lançar esta dedução em mais de um recibo, para clientes diferentes, estará recolhendo o IRRF aquém do devido e, certamente, quando efetuar o ajuste anual do imposto de renda, terá de compensá-los. Caso você tenha muitos clientes é recomendável que mantenha esta dedução desabilitada (basta manter R$ 0,00).  
 
 
Outras Deduções  


O cálculo do imposto de renda permite também deduzir outros valores previstos em lei. Informe aqui o valor correspondente do mês.  
 
Atenção: você poderá utilizar esta dedução apenas em um dos clientes ao longo do mês. Caso venha a lançar esta dedução em mais de um recibo, para clientes diferentes, estará recolhendo o IRRF aquém do devido e, certamente, quando efetuar o ajuste anual do imposto de renda, terá de compensá-los. Caso você tenha muitos clientes é recomendável que mantenha esta dedução desabilitada (basta manter R$ 0,00).  
 
 
Aplicar para todos  


O perfil de cálculo do imposto de renda desse profissional pode ser aplicado para os demais profissionais cadastrados. Em algumas situações isso poderá ser útil, como por exemplo, alterar o percentual da base de cálculo para todos os profissionais. Atenção: a operação é irreversível e portanto você deverá utilizar esta opção com muito cuidado.