Assistente de Importação - Passo 9 - Modo de importação
Ir para Guia de Introdução  Anterior  Próximo

Antes de executar a importação:
 
·Defina o modo de importação:  
 
Adicionar:  
Acrescenta os novos dados importados à base de dados atual do Boleto CNAB.  
 
Atualizar:  
Ao importar os dados, registros que já existem na base de dados atual do Boleto CNAB serão atualizados conforme eventuais modificações contidas nos dados importados.  
 
Adicionar/Atualizar:  
Se registro já existe na base de dados atual do Boleto CNAB, atualiza-o. Caso contrário, adiciona-o.  
 
Excluir:  
Exclui todos os registros constantes na base de dados atual do Boleto CNAB que coincidem com os registros na origem, substituindo-os pelas informações constantes nos registros importados.  

Copiar:  
Todos os registros existentes na base de dados atual do Boleto CNAB são excluidos, sendo substituídos pelos registros que forem importados. IMPORTANTE: esta opção deve ser usada com muito cuidado, uma vez que todos os registros constantes na base de dados atual do programa serão excluídos, antes de importar-se os dados. No caso de importação de boletos isso implica que todos os boletos DE TODAS AS CONTAS CADASTRADAS NO PROGRAMA serão excluídos (pois todos os boletos, de todas as contas, são armazenados numa mesma tabela do banco de dados). Isso é muito importante para todos aqueles que trabalham com mais de uma conta cadastrada no programa. Nesse caso, ao importar-se dados para uma conta, usando-se esse modo de importação, após se fazer a importação, boletos que existiam para todas as contas cadastradas terão desaparecido.  

Adicionar novo:  
Adiciona à base de dados atual do Boleto CNAB apenas os registros que já não existem nessa base de dados.  
        
 
Para que as opções "Atualizar", "Adicionar/Atualizar", "Excluir" e "Adicionar novo" funcionem corretamente, é necessário que o programa consiga "identificar" registros na base de dados do Boleto CNAB e nos dados que estão sendo importados. "Identificar" quer dizer o programa saber, por exemplo, que um determinado registro no banco de dados do programa pertence ao cliente "João da Silva" e que existe um determinado registro nos dados que estão sendo importado que também pertence a esse mesmo cliente. Isso é feito através do campo que você informou ser "Chave primária", no passo 7 do assistente de importação. Por exemplo: CNPJ/CPF do cliente, Nome do cliente, Nosso Número do boleto, AutoCode do boleto, IDCliente do cliente, etc. Um campo pode ser chave primária somente se o valor desse campo for único para cada registro. Em razão disso, por exemplo, numa tabela de clientes, dados de clientes diferentes terão valores do campo que é chave primária diferentes. Registros que tenham mesmos valores para o campo chave primária, necessariamente, possuem dados que se referem a um mesmo cliente.  
 
·Clique no botão "Especificações..." e salve a especificação definida no processo de importação, de forma que da próxima vez basta simplesmente carregá-la, sem ter de definir tudo novamente.  
 
 
Para executar a importação, clique em "Executar".

Dependendo da quantidade de registros e dos recursos do seu computador, o processo de importação poderá demorar de alguns segundos a alguns minutos. Uma barra de progresso irá informar o andamento da importação.